Marcos Vinícius Motta

Home Membros Marcos Vinícius Motta

Cadeira nº 46


Advogado, obteve diploma de pós-graduação em Direito Empresarial Contemporâneo, Mestrado (LL.M) em Direito Econômico Internacional na Universidade de Warwick (Inglaterra), Mestre em Direito Honoris Causa em International Sports pelo Instituto Superior de Derecho y Economia-ISDE (Espanha) e Certificado de Negociação e Liderança pela Harvard Law School.

Atua no mercado do futebol desde 1997, quando iniciou como Diretor e Representante Internacional para CR Flamengo. Desde então, atuou como consultor jurídico em mais de quatrocentos casos perante a FIFA e o Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), envolvendo diferentes questões, tais como disputas contratuais, comerciais, disciplinares, regulamentares e doping. Prestou assessoria jurídica em algumas das maiores transações do mercado de futebol mundial, além de participar do grupo de trabalho do Governo Brasileiro para a revisão da “Lei Pelé” em 2008 do grupo de trabalho da FIFA (FIFA Working Group) com relação a participação de terceiros investidores (“TPO”). Atualmente é integrante da Comissão Jurídica do Senado Federal para elaboração do Anteprojeto da Lei geral do Desporto Brasileiro.

É professor do Mestrado em Direito Desportivo Internacional no ISDE (Madrid), do Mestrado em Direito Internacional e Comparado Universidade na St. John (New York), no Mestrado em Global Sports Law na Universidade de Columbia (Nova York) e na PUC-IAG em Gestão em Marketing Esportivo e Entretenimento (Rio de Janeiro). Também é membro da REX Sports, membro do Conselho da União Europeia Agentes de Futebol Association-EFAA e do Comitê Executivo da Association Internationale des Avocats du Football-AIAF.

Foi nomeado em 2014, 2015 e 2016 pelas renomadas publicações “Chambers & Partners” e “Who’s Who Legal” como um dos principais advogados do mundo na área de Esporte e Entretenimento.