Leonardo Andreotti Paulo de Oliveira



Andreotti
Cadeira nº 35
Efetivo


Advogado, Árbitro do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS/CAS). 

Foi Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD) (2016-2021) e é membro efetivo (Cadeira 35) da Academia Nacional de Direito Desportivo (ANDD) (2016-), membro da Associazione Italiana Avvocati dello Sport (AIAS) (2023-), membro fundador do Instituto Brasileiro de Direito Contratual (IBDCONT) (2019-), coordenador da Revista Brasileira de Direito Desportivo (RBDD) e membro da Rivista di Diritto ed Economia dello Sport (RDES). 

É Membro da Câmara Nacional de Resolução de Disputas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF CNRD) (2022-). Foi Auditor e posteriormente Subprocurador-Geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Futebol. E foi Presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva das seguintes organizações esportivas: Confederação Brasileira de Taekwondo, Confederação Brasileira de Badminton, Liga Nacional de Basquete e Confederação Brasileira de Voleibol. 

Doutorando em Direito do Trabalho pela Sapienza Università degli Studi di Roma I (2022-), Mestre em Direito Desportivo pela Universitat de Lleida e Institut Nacional d'Educació Física de Catalunya/España, pós-graduado em Direito Contratual pela Escola Paulista de Direito (EPD), pós-graduado em Direito Administrativo pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

 


Patrono:
Valed Perry

O Professor Valed Perry nasceu em 10/02/1920 na cidade do Rio de Janeiro e se formou bacharel em Direito em 1941 na cidade de Niterói. Símbolo do Direito Desportivo no Brasil e autor de várias obras sobre o tema, Valed Perry sempre foi um apaixonado por esportes desde que ainda criança, com 7 ou 8 anos e filho de pai alvinegro, começou a seguir o Botafogo nas mais variadas competições, fossem elas de futebol, tênis, basquete, vôlei ou esgrima.

Mais tarde, com 16 anos, tentou a sorte como goleiro, chegando até a reserva do time profissional. Entretanto, como a família, além de alvinegra, era apaixonada também pelo direito, foi este que preferiu em relação ao futebol. Conforme o próprio Perry gostava de contar, não apenas seu pai, mas também seu irmão e seu amigo Gilberto Ulhoa Canto, advogado tributarista, o convenceram a cursar direito. Formado em 1941, ingressou dez anos depois, no Departamento Jurídico do Botafogo e a atuar nos Tribunais Desportivos.

Consagrou-se como maior autoridade em justiça desportiva do país, tento atuado no setor por mais de 50 anos. Advogado de quase todos os clubes do Brasil, atuou no Botafogo por dez anos, no Atlético Mineiro e no Guarani por mais de 25 anos. Além disso, foi consultor jurídico das Confederações Brasileiras de Tênis, Hipismo, Basquetebol e assessor jurídico da CBD, sob a presidência de João Havelange, durante sete anos.

Pesquisador do tema, participou de vários congressos internacionais promovidos pela Fifa, Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), e Ciências do Desporto, na Argentina, como convidado especial. Integrou bancas examinadoras da PUC-Rio e da Escola de Magistratura do Rio de Janeiro, e lecionou Direito Desportivo em universidades cariocas. Perry era admirador do ministro João Lyra Filho, a quem considerava o precursor do Direito Desportivo brasileiro, graças ao seu trabalho “Introdução ao Direito Desportivo”, publicado no início da década de 40, quando Perry era ainda estudante.

Dali em diante, vários advogados procuraram seguir essa especialidade, e universidades foram instituindo cursos de pós-graduação, de extensão ou pelos menos matérias eletivas nos cursos de direito. Mais recentemente, em 2001, foi criado o Instituto Brasileiro de Direito Desportivo, de cujo Conselho Consultivo Perry fazia parte ao lado de Álvaro Melo Filho e Carlos Miguel Aidar.

Além de atuar como jurista desportivo, consultor e professor, Perry deixou algumas obras consideradas fundamentais para quem deseja se especializar na área, como “Futebol e Legislação Nacional e Internacional”, “Código Brasileiro Disciplinar de Futebol e Legislação Complementar”, ‘Direito Desportivo Temas”, Comentários à Legislação Desportiva Brasileira” e “Crônica de uma Certa Lei do Desporto”.

Nas palavras de Valed Perry, sua admiração pelo desporto: Devo muito ao desporto. Através dele conheci todo o Brasil, quase toda a América do Sul, e alguma coisa importante da Europa. Nele aprendi a lutar, por amor à luta, a me submeter à autoridade do árbitro como me submeto às decisões do árbitro Supremo, a me conformar com as regras do jogo, como me conformo com as leis da Vida, e com a Morte, que é mais importante lei da Vida.

No mais, espero que se confirmem as predições de Paul Vialar, em “Le Sport: notes e maximes”.“Le jour du jugement dernier, les hommes qui, toute leur vie, ont été animés par l’esprit du sport, onte une bonne chance d’être apelés à la droite de Dieu”.Que nos encontremos todos, os que amam o desporto, um dia, à direita de Deus.

Voltar

Erro na Linha: #345 :: Undefined index: video
/home/andd/public_html/index.php