Cadeira nº 23
Efetivo
Alexandre Luiz Ramos nasceu em 24 de dezembro de 1967. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 1992. Em 1993, foi aprovado no concurso público para juiz substituto da 12ª Região da Justiça do Trabalho (Santa Catarina). Em 1998, foi promovido a Juiz Presidente da então Junta de Conciliação e Julgamento de Xanxerê. Como Juiz Titular também atuou nas comarcas de Chapecó, Araranguá, Imbituba, Itajaí, São José e Florianópolis.
Em 12 de dezembro de 2016, tomou posse como desembargador do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina, onde já atuava por convocações intermitentes desde 2007.
No currículo acadêmico possui mestrado e doutorado em Direito do Trabalho, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde foi Professor Adjunto, de 1995 a 2003. É autor de livros e artigos científicos.
Como gestor estratégico e de metas do TRT-SC, coordenou o Comitê Gestor Estratégico Nacional da Justiça do Trabalho, com assento também no Comitê sobre o mesmo tema no Conselho Nacional de Justiça, conforme Ato CSJT.GP.SG nº 298, de 21 de outubro de 2014 até março de 2016.
Tomou posse no cargo de Ministro do Tribunal Superior do Trabalho em 04 de abril de 2018, em vaga destinada à magistratura de carreira, decorrente da aposentadoria do Ministro João Oreste Dalazen.
Integra o Órgão Especial, a Subseção I da Seção Especializada em Dissídios Individuais (SbDI I) e a Quarta Turma.
Patrono:
João Alves Jobim Saldanha
João Alves Jobim Saldanha nasceu no Alegrete, dia 03 de julho de 1917, ano da Revolução Russa. Apaixonado por futebol, culto, politizado, militante. A política veio do berço sagrado da família Saldanha. João era filho do então advogado Gaspar Saldanha e Jenny Jobim, nascido em meio a um turbilhão de lutas políticas do Rio Grande do Sul. Seu avô era um fazendeiro rico de Livramento que investiu pesado na Revolução Federalista. Com seu pai, lado a lado, seguiu a mesma linha dos maragatos, dos lenços vermelhos. Em 1923 a família exilou-se no Uruguai, em 1924 mudou-se para Curitiba, onde João se aproximou do futebol, ainda novinho, para brincar nos campos do Atlético do Paraná.
Quando Getúlio exerceu sua influência regional através do governo do Rio Grande do Sul e depois se mudou em 1930 para o Rio de Janeiro, o pai de João Saldanha foi morar lá, na capital, acompanhando seu líder político. No Rio de Janeiro João adotou o Botafogo como seu time do coração e foi, neste clube, um bom jogador, bem esforçado. Mais tarde se tornou técnico de futebol, jornalista e ferrenho militante do Partido Comunista Brasileiro.
Depois de uma curta carreira como jogador, dedicou-se ao jornalismo esportivo onde foi considerado um craque. Suas críticas eram únicas, pois enxergava longe e onde ninguém via nada, João colocava sua voz, dedos e olhar. Com estas condições intelectuais virou técnico do Botafogo Futebol e Regatas do Rio de Janeiro onde em 1957, portanto, com 40 anos, conquistou o campeonato carioca, ficando no cargo por dois anos.
Pedro Paulo Teixeira Manus
Fundador
Pedro Paulo Teixeira Manus nasceu em São Paulo, capital, em 12 de março de 1951. É bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Paulista de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especializou-se em Direito do Trabalho e em Direito Civil na Università Degli Studi di Roma – Itália (1974/1975). Além de mestre em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo (1984), é doutor em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995).
Livre docente e professor titular de Direito do Trabalho e do curso de especialização e pós-graduação da PUC-SP, chefiou o Departamento de Direito Civil, Processual Civil e do Trabalho da Faculdade de Direito (2001/2005). Foi professor convidado dos programas de pós-graduação da Universidade da Amazônia – UNAMA, em Belém (PA), da Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES e do curso de especialização em Direito Empresarial da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo e professor visitante da Universidad Tecnologica del Peru, em Lima. É autor de diversos livros especializados em Direito do Trabalho.