Wladimyr Vynicius de Moraes Camargos




Cadeira nº 04
Fundador


Advogado jusdesportivista; Professor de Direito Desportivo da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás - UFG, onde coordena o Centro Brasileiro de Estudos em Direito Desportivo; é Mestre em Direito e Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Brasília - UnB. Chefiou a Consultoria Jurídica do Ministério do Esporte entre 2008 e 2013. É membro da Comissão de Estudos Jurídicos Desportivos do Conselho Nacional do Esporte, tendo a presidido de 2009 a 2013. Em 2012, recebeu o título de Sócio Benemérito do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo - IBDD.

É membro da International Association of Sports Law - IASL - e do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito - CONPEDI. Coordenou os trabalhos de reforma do Código Brasileiro de Justiça Desportiva no ano de 2009. Integrou o Grupo de Trabalho do Ministério da Justiça que redigiu o anteprojeto de lei que reformou o Estatuto do Torcedor (Portaria MJ N. 1.195/2008) e foi relator-geral da comissão do Ministério do Esporte que redigiu o projeto de regulamentação da Lei 9.615/1998 (Lei Pelé). Foi redator no âmbito do Governo Federal do anteprojeto da Lei Geral da Copa e normas estruturantes dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

É professor dos cursos de pós-graduação de Direito Desportivo da PUC-SP, Escola Superior de Advocacia - SP e da Universidade Cândido Mendes - RJ. É autor do livro "Lei Geral da Copa Comentada" pela editora RT, conjuntamente a L. F. Santoro, e co-autor de "Direito do Trabalho Desportivo - Os Aspectos Jurídicos da Lei Pelé Frente às Alterações da Lei N. 12.395/2011," Ed. LTr, 2013, e de "Gestão dos Negócios Esportivos", Ed. Elsevier. Foi Superintendente-Executivo (Subsecretário) da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Goiás, tendo assumido interinamente a função de Secretário durante 6 meses. 


Patrono:
Manuel José Gomes Tubino

Foi Oficial de Marinha - Bacharel em Ciências Navais Escola Naval (1960); Mestre em Educação na área de Administração Educacional - UFRJ (1976); Doutor em Educação Física Universidade Livre de Bruxelas (1982); Doutor em Educação na área de Planejamento e Administração Educacional Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1988); Livre-Docente Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ (1988); FUNÇÕES DESPORTIVAS: Internacionais Féderation Internacionale dEducation Physique (FIEP) - Presidente e editor do FIEP Bulletin (Journal of the Féderation Internationale dEducation Physique - FIEP);

Membro Conselho Diretor da Association Internationale des Ecoles Superieures dEducation Physique (AIESEP) - Director Board Member; International Council for Sport Science and Physical Education (ICSSPE) - Board Member; International Council for Sport Pedagogy (ICSP) - Board Member; Membro do juri do Prêmio Prince Faisal, promovido pela Arab Sports Confederation (ASC) e pela FIEP; Nacionais: Professor do PPGEF da Universidade Castelo Branco e da UNISUAM; Universidade Castelo Branco - Rio de Janeiro - Professor de Programa de Mestrado em Motricidade Humana e coordenador do LABESPORTE (Laboratório de Estudos do Esporte). Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro - Professor do MBA - Administração Esportiva. Pesquisador do CNPq;

Outras Funções: Acadêmico da Academia Brasileira de Ciências Sociais; Membro do Comitê Assessor Multidisciplinar de Saúde (mandato até 2005); Pesquisador I-A; Pesquisa em desenvolvimento: "A perspectiva das práticas esportivas na busca de uma Cultura de Paz na era da complexidade" (vigência: 01/03/2002 a 28/02/2005) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Conselheiro Federal do CONFEF. ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA: Na Universidade Veiga de Almeida – UVA; Diretor do Instituto de Ciências da Saúde - ICS; Coordenador de Pós-graduação na Universidade Gama Filho – UGF: Vice - Diretor de Departamento (1975-1976); Diretor de Departamento (1976-1981); Decano de Ciências Humanas (1981-1992); Vice-reitor Acadêmico (1992-1998); Na Escola de Educação Física de Volta Redonda; Diretor (1970-1975).

No Ministério de Educação: Presidente do Conselho Nacional de Desportos - CND (1985-1990); Secretário de Educação Física e Desportos (1989-1990); No Ministério de Esportes e Turismo; Presidente do Instituto Nacional de Desenvolvimento do Esporte - INDESP (Jan. 1999 - Out. 1999). PARTICIPAÇÃO EM BANCAS EXAMINADORAS DE UNIVERSIDADES. Universidade do Porto – Portugal; Universidade Técnica de Lisboa – Portugal; No Brasil: USP, UNICAMP, UFRJ, UERJ, UGF, UFF, PUC/RS, UNIFESP, UNESA, UCB e UNIFOA PAÍSES EM QUE APRESENTOU TRABALHOS (CONFERÊNCIAS, COMUNICAÇÕES, CURSOS, ETC) Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, EUA, Finlândia, França, Inglaterra, Itália, Marrocos, México, Panamá, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, República Dominicana, Suíça, Uruguai e Venezuela. PRODUÇÃO CIENTÍFICA:

Autor de 20 livros publicados; Mais de 300 trabalhos (artigos, separatas, resumos, etc.) publicados. Mais de 600 conferências proferidas. Último Livro publicado foi o DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO TUBINO DO ESPORTE, com Fábio Mazeron Tubino e Fernando Antonio Cardoso Garrido, 6240 Termos, Conceitos e Verbetes, com 992 páginas, Editora SENAC.

Voltar