A Academia Nacional de Direito Desportivo vem a público repudiar veementemente o lamentável episódio de violência ocorrido na rodovia Fernão Dias, em Mairiporã (SP), envolvendo torcedores organizados.
O confronto entre membros das torcidas organizadas Mancha Verde e Máfia Azul, que resultou em feridos e na trágica perda de uma vida, é um triste lembrete de que a paixão pelo esporte jamais deve se converter em violência.
Convocamos todos os institutos, associações, e profissionais que atuam no esporte e no direito desportivo para um debate urgente e profundo sobre a necessidade de medidas severas e eficazes contra a violência associada ao futebol.
É imperativo distinguir as torcidas que se organizam de forma criminosa daquelas que cumprem seu papel de apoio e incentivo ao clube com respeito e civilidade.
É responsabilidade de todos nós, operadores do direito e do esporte, lutar para que o ambiente esportivo seja um espaço de alegria e convivência saudável.
Precisamos trabalhar juntos para coibir as ações de grupos que fazem do futebol um campo de batalha.
É hora de refletir sobre as punições e reforçar a punição rigorosa a indivíduos e grupos que se envolvem em ações violentas, atentando contra a segurança de outros torcedores e da sociedade.
A Academia Nacional de Direito Desportivo reitera seu compromisso com o esporte como fator de união, cidadania e paz.
Este é um convite para que todos, especialmente aqueles que lidam com o esporte e com a justiça, estejam engajados nessa luta.
Não podemos permitir que a violência seja normalizada nas arenas esportivas e fora delas.
Que todos se unam nessa jornada de conscientização e transformação, para que o futebol possa ser novamente uma paixão compartilhada e não uma ameaça.
Academia Nacional de Direito Desportivo
Erro na Linha: #345 :: Undefined index: video
/home/andd/public_html/index.php