Nota de pesar - Walmir Oliveira da Costa



A Academia Nacional de Direito Desportivo manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do Acadêmico Walmir Oliveira da Costa. Neste momento de dor, os acadêmicos se solidarizam com familiares e amigos.

O Ministro Walmir nasceu em Irituia (PA), em 17 de fevereiro de 1958. Foi eleito para a ANDD no dia 18 de maio de 2015, quando passou a ocupar a Cadeira no. 32, cujo patrono é Orlando Teixeira da Costa. Ingressou na magistratura trabalhista por concurso público em 1989, como Juiz do Trabalho Substituto da 8ª Região (PA/AP). Entre 2000 e 2007, atuou como juiz convocado no Tribunal Superior do Trabalho em dez períodos de convocação.

Em novembro de 2007, tomou posse como ministro TST, em vaga destinada à magistratura e é o Presidente da 1ª Turma do Tribunal. O Ministro Walmir Oliveira da Costa foi o relator do Recurso de Revista no qual se reconheceu a responsabilidade objetiva dos clubes de futebol em razão da natureza da atividade desempenhada pelo atleta, tendo sido a primeira vez que o Tribunal Superior do Trabalho se manifestou nesse sentido. 

Guilherme Augusto Caputo Bastos
Presidente da Academia Nacional de Direito Desportivo