Clippings


Nota Oficial de Pesar da Academia Nacional de Direito Desportivo

Publicado em 18/03/2019



É com imenso pesar que os integrantes da Academia Brasiliense de Direito Desportivo, neste ato representados por sua Diretoria, receberam a notícia do falecimento do advogado, ex-Deputado Federal e dirigente desportivo Eurico Ângelo de Oliveira Miranda, o mais conhecido e reverenciado dirigente da história do Club de Regatas Vasco da Gama.
A trajetória de Eurico Miranda se confunde com as maiores conquistas já alcançadas pelo Vasco, como os títulos do Campeonato Brasileiro (1989, 1997 e 2000), da Copa Libertadores (1998), da Copa João Havelange (2000) e da Copa Mercosul (2000). Apesar disso, a sua importância transcende os contornos do clube de coração, a que dedicou mais de cinco décadas de vida, e desagua registros indeléveis na história do desporto brasileiro, pelo que será lembrado com brio e sensível admiração.
Lastimando-se pela inefável perda, a ANDD presta solidariedade a familiares, amigos, colegas e torcedores, reverenciando o legado e a memória de Eurico Miranda, eterno Presidente do Vasco da Gama.

Guilherme Augusto Caputo Bastos
Presidente
Alexandre de Souza Agra Belmonte
Vice-Presidente
Mauricio de Figueiredo Corrêa da Veiga
Secretário-Geral
Fabrício Trindade de Sousa
Tesoureiro
Celso Moredo Garcia
1º Suplente



Nota Oficial de Pesar da Academia Nacional de Direito Desportivo

Publicado em 08/08/2019



É com imenso pesar que os integrantes da Academia Nacional de Direito Desportivo receberam a notícia do falecimento do advogado e professor Álvaro Melo Filho, o mais conhecido e reverenciado profissional do Direito Desportivo brasileiro.

A trajetória de Álvaro Melo Filho se confunde com a consolidação e propagação deste ramo do direito em território brasileiro. Reconhecido como a maior autoridade em Direito Desportivo no Brasil, professor Emérito da UFC, Membro da International Sport Law Association e da Academia Nacional de Direito Desportivo, Álvaro Melo publicou dezenas de livros e centenas de artigos jurídicos em revistas especializadas. Foi o responsável pela redação do artigo 217 da Constituição Federal que consagra o princípio da autonomia desportiva e assegura status constitucional à Justiça Desportiva.

Lastimando-se pela irreparável perda, a ANDD presta solidariedade a familiares e amigos, reverenciando o legado e a memória de Álvaro Melo Filho, que, além de tudo, deixa um exemplo de compaixão, fraternidade e humanidade.

Guilherme Augusto Caputo Bastos
Presidente da ANDD