Confira a abertura do 2º Congresso Internacional da ANDD

Home Notícias Confira a abertura do 2º Congresso Internacional da ANDD

A segunda edição do Congresso Internacional da ANDD foi realizado no Tribunal Superior Trabalho, nos dias 16 e 17 de outubro. A solenidade de abertura, na segunda-feira (16/10), teve início às 19 horas e contou com discursos dos componentes da mesa inicial, com a assinatura de um convênio acadêmico entre ANDD e FENAPAF, bem como palestra magna com o vice-presidente da ANDD, Ministro Alexandre Agra Belmonte.

Compuseram a mesa inicial o Presidente do TST, Ministro Ives Gandra Martins Filho, o presidente da ANDD, Ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos, presidente do IBDD, Dr. Leonardo Andreotti Paulo de Oliveira, Deputado Evandro Roman, o acadêmico da ANDD e presidente da Comissão Especial de Direito Desportivo do Conselho Federal da OAB, Dr. Tullo Cavallazzi Filho, presidente da FENAPAF, Dr. Felipe Augusto Leite, o membro correspondente da ANDD na Argentina e vice-presidente da ALADDE, Dr. Ricardo Frega Navía, e a auditora do Pleno do STJD do Futebol, Dra. Arlete Mesquita. Teve a palavra, também, durante a mesa de abertura, o Deputado Andrés Sanchez.

Em seguida, a Academia Nacional de Direito Desportivo – ANDD e a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol – FENAPAF, representadas por seus presidentes, Ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos e Felipe Augusto Leite, respectivamente, assinaram um convênio acadêmico no intuito de desenvolvimento de trabalhos conjuntos para capacitação dos funcionários da Fenapaf, e promoverem o incentivo ao aprofundamento do estudo do Direito Desportivo.

Por fim, o Ministro Alexandre Agra Belmonte proferiu palestra sobre a projeto da Lei do Futebol em trâmite na Câmara dos Deputados. Neste momento, o Vice-Presidente da ANDD teve a oportunidade de trazer ao conhecimentos dos espectadores um pouco da evolução legislativa das normas que regulamentam o futebol, peculiaridades do contrato especial de trabalho dos atletas face às disposições da Lei Pelé, bem como trouxe críticas ao texto do referido projeto de lei que trarão benesses à condição dos atletas e alguns pontos que podem melhorar neste texto legal.