Maurício de Figueiredo Corrêa da Veiga

Home Membros Maurício de Figueiredo Corrêa da Veiga

mauricio cv
Cadeira nº 03
Patrono:
Carlos Eduardo Bosisio



Nasceu em Petrópolis em 05/09/1978. Formado em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP) em 2000 é pós-graduado pela UCAM-RJ, com especialização em Direito Empresarial do Trabalho pela FGV-RJ. É membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) desde 2010 onde é membro permanente da Comissão de Direito do Trabalho. É membro do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD). Na OAB/DF foi Membro da Comissão de Prerrogativas (2009-2012) e Coordenador do Curso de Formação e Aperfeiçoamento para Operadores do Direito Desportivo da ESA (2011); Foi Secretário Geral (2010/2012) e Presidente (2012) da Comissão de Direito Desportivo da OAB-DF e desde 2013 exerce a presidência da referida comissão.

Foi Procurador Geral do TJD da Federação Brasiliense de Futebol (2011/2012). É Procurador Geral do STJD da CBTARCO e Auditor do Tribunal Pelo do STJD da CBTE. Foi professor da FGV/GVlaw (2010/2011). Conselheiro do Conselho de Recursos da Previdência Social, representante das empresas (2005-2007). Membro da Escola Superior da Advocacia Trabalhista da AATDF desde 2011.

É autor dos livros: “A evolução do futebol e das normas que o regulamentam: aspectos trabalhistas-desportivos”, "Temas atuais de direito desportivo", e " Manual de direito do trabalho desportivo" , além de também ser autor de 4 livros coletivos e de 28 artigos publicados em revistas especializadas. Proferiu palestras em várias cidades do Brasil e no exterior. Desde 2010 é membro da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho do TST no Grau Oficial. Fundou o escritório Corrêa da Veiga advogados.


Patrono:
Carlos Eduardo Bosisio

Nasceu no Rio de Janeiro em 28/06/1944, estudou no Colégio Pedro II e bacharelou-se em Direito pela Faculdade Nacional de Direito em 1967. Advogou para a América Fabril e para o Touring Club do Brasil. Foi um dos mais brilhantes oradores do Instituto dos Advogados Brasileiros, função que ocupou até o seu precoce falecimento em 01º de janeiro de 2013.

Exerceu com desvelo e brilhantismo a advocacia na área trabalhista por mais de 40 anos e também teve atuação na área trabalhista-desportiva, destacando-se o patrocínio de seu escritório para o Clube de Regatas Flamengo, ocasião em que participou da criação do ato que concentrou as execuções trabalhistas dos clubes no âmbito do TRT da 1ª Região. Participou da elaboração do parecer para o referido clube, no qual sugeria a suspensão do contrato de trabalho de um jogador que estava impossibilitado de cumprir o contrato em razão de prisão preventiva decretada.