Leonardo da Silveira Pacheco

Home Membros Leonardo da Silveira Pacheco

Cadeira nº 45
Patrono:
Julio de Lamare


Leonardo da Silveira Pacheco. Natural da cidade de Brasília – Distrito Federal, nascido a 09 de agosto de 1963. Filho de Heredy Gonçalves Pacheco e Cléa Ignez Silveira Amorim.

Doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade Autônoma de Lisboa. Especialista em Direito Processual Civil com Ênfase nas Relações de Trabalho – UFF/EJ1. Especialista em Direito Constitucional pela UESA. Specialista in Diritto del Lavoro com Enfasi nella Riforma Fornero – Università Degli Studi Di Milano.

Professor licenciado de pós-graduação lato sensu (ESA/OAB-RJ). Professor Universitário da Associação Educacional Veiga de Almeida, Rio de Janeiro.

Atualmente Desembargador-Ouvidor do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. Gestor Regional do Trabalho Seguro e Membro do Comitê de Segurança dos Magistrados.


Patrono:

Julio de Lamare nascido a 1º de julho de 1928, no Rio de Janeiro. O interesse pelo esporte surgiu na infância, quando começou a jogar tênis no Fluminense Futebol Clube. Tronou-se atleta federado e chegou a ganhar vários torneios na modalidade. Apaixonado por esportes dedicou-se também a outras atividades, como natação. Participou da equipe brasileira enviada para os Jogos Olímpicos de Helsinque, em 1952.

Em 1951, escreveu artigos sobre esporte amador para a revista do Fluminense e em 1965, Julio de Lamare recebeu a menção honrosa do Prêmio Esso na categoria reportagem esportiva pela cobertura A Grande Olimpíada de Tóquio.

Além do trabalho como jornalista esportivo, Julio de Lamare também integrava a equipe de algumas instituições esportivas das mais importantes na época. Ele foi presidente do conselho técnico de natação da CBD (Confederação Brasileira de Desportos), assessor técnico do Comitê Olímpico Brasileiro e membro do conselho de polo-aquático da União da Natação Amadora das Américas.