Gustavo Normaton Delbin

Home Membros Gustavo Normaton Delbin


Cadeira nº 14
Patrono:
Henri Couri Aidar


Nasceu aos 05 de junho de 1973 em Espírito Santo do Pinhal, cidade onde seus pais se conheceram na Faculdade de Direito. Formou-se na Faculdade de Direito Padre Anchieta de Jundiaí em 1997, onde foi vice-presidente do Diretório Acadêmico e Presidente da Atlética.

Atuou como advogado em Jundiaí, abrindo seu próprio escritório ainda enquanto estudante de direito.  Participou ativamente da 33ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção São Paulo, onde é inscrito desde a época de estagiário. Foi Presidente da Comissão do Jovem Advogado; Defensor dativo e Instrutor da Comissão de Ética e Disciplina; membro da Comissão de Exame de Ordem, Coordenador da Escola Superior de Advocacia de Jundiaí e posteriormente como Coordenador Regional da mesma Escola.

No Paulista FC foi Diretor Jurídico Adjunto e Diretor Jurídico, tendo composto a diretoria nas campanhas vitoriosas do Campeonato Paulista de 2004 (vice-campeonato), na conquista da Copa do Brasil em 2005, na participação da equipe na Copa Libertadores de América e nos Campeonatos Brasileiros da série B. Hoje é Conselheiro, consultor jurídico e ainda advoga pontualmente em questões internacionais para o Galo da Japi.

No Clube Jundiaiense, foi Diretor adjunto Jurídico, membro da Comissão Disciplinar, Conselheiro e Diretor Jurídico e de Pessoal nas gestões de 2007 a 2014.

Na Prefeitura de Jundiaí foi Diretor para Assuntos Jurídicos, tendo sido responsável pelo relacionamento externo da Secretaria com os munícipes no Procon, na Casa da Cidadania e no Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Padre Anchieta. Durante sua participação na Prefeitura assessorou a Secretaria Adjunta de Esportes nas questões envolvendo contratos, Direito e Justiça Desportiva. Em 2011 foi homenageado pela Secretaria Municipal Adjunta de Esportes pela dedicação ao longo da carreira, trabalhando pelo desenvolvimento do esporte na cidade.

Hoje atua como advogado e coordenador da área de direito desportivo de uma das melhores bancas de advocacia do país, o Aidar sbz. Na área acadêmica formou-se Mestre em Derecho Deportivo pela Universidade de Lleida e INEFC de Barcelona, na Espanha; Pós graduado, especialista em Administração e Marketing Esportivo pela Escola Superior de Educação Física, ESEF de Jundiaí; Pós Graduado pelo IBDD e UNIP especialista em Direito Desportivo; Pós Graduado pela ESA - Escola Superior de Advocacia - de São Paulo, especialista em Direito e Processo Civil. Formou-se em junho passado no programa da Fundação Getúlio Vargas e da FIFA – FÉDÉRATION INTERNATIONALE DE FOOTBALL ASSOCIATION, no curso especial de Gestão, Marketing e Direito no Esporte.

Leciona nos cursos de direito desportivo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na Universidade de Lleida da Espanha e INEFC de Barcelona, no INEJE de Porto Alegre e na Escola Superior de Advocacia de São Paulo. 

Foi  Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo e Coordenador da maior, mais antiga e respeitada publicação do direito desportivo no país, a Revista Brasileira de Direito Desportivo, publicada pela Editora Revista dos Tribunais.

Na Justiça Desportiva Brasileira atualmente ocupa diversos cargos de grande destaque e importância sendo Presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Atletismo da Confederação Brasileira de Atletismo; Presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da CBDV - Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais; Juiz do Superior Tribunal de Justiça Desportiva Municipal de São Paulo – Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da cidade de São Paulo; Auditor do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Badminton da Confederação Brasileira de Badminton; do Auditor do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Handebol da Confederação Brasileira de Handebol; Auditor do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Golfe da PGA do Brasil; Procurador Geral do Tribunal Disciplinar Paralímpico do Comitê Paralímpico Brasileiro; Procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Tênis da Confederação Brasileira de Tênis; e Procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Confederação Brasileira de Futebol.

É membro da Comissão de Direito Desportivo da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo e da Comissão de Direito Desportivo de Jundiaí; associado do Instituto Brasileiro de Marketing Esportivo, da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo, do IMDD - Instituto Mineiro de Direito Desportivo e do IDESPRJ - Instituto de Direito Desportivo do Estado do Rio de Janeiro.

Autor de centenas de artigos, textos técnicos doutrinários em várias revistas e publicações especializadas em Direito Desportivo e Esporte, coautor de dezenas de livros especializados na área jurídica desportiva. Consultor técnico do Diário Lance!, comentarista do programa Lance Livre do Canal 25 de Jundiaí e colunista no portal Jus Econômico.


Patrono:
Henri Couri Aidar

Nasceu aos 29 de junho de 1921, em Olímpia, São Paulo. Ele foi advogado, formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, e dirigente esportivo. Foi Presidente da Companhia Energética de São Paulo entre 1966 e 1967 e Presidente do São Paulo Futebol Clube no período de 1972 a 1978. Foi durante sua gestão, que o São Paulo conquistou seu primeiro título nacional, o Brasileiro de 1977. O clube conquistou ainda o Campeonato Paulista de 1975 nesse período. Foi no mandato dele também que o São Paulo chegou pela primeira vez à final da Copa Libertadores em 1974, onde alcançou o vice campeonato diante do Independiente da Argentina. Também foi chefe da Casa Civil do Estado de São Paulo durante a segunda gestão do Governador Laudo Natel