Daniel Cravo Souza

Home Membros Daniel Cravo Souza


Cadeira nº 30
Patrono:
Arthur Dallegrave


Advogado, inscrito na OAB/RS sob nº 34.417, formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS em 1994. Sócio do escritório Cravo, Pastl e Balbuena Advogados Associados. Presidente da Comissão Especial de Legislação e Direito Desportivo da OAB/RS. Palestrante em diversos congressos e cursos da área jurídica e de gestão, inclusive no exterior.

Coordenador do Congresso Internacional de Direito Desportivo Contemporâneo, edições de 2009, 2011 e 2013. Co-coordenador do Núcleo de Direito Desportivo da Escola Superior da Magistratura da AJURIS. Co-presidente do Grupo de Trabalho sobre Regulamentos Desportivos da Associação Internacional dos Advogados do Futebol (AIAF).

Doutorando em Direito pela Universidad Austral (Argentina). Colunista da Revista Sports Mag. Ex-consultor jurídico do Movimento Tênis Brasil (responsável pela mudança no comando da CBT). Ex-integrante do Conselho Regional do Desporto do Estado do Rio Grande do Sul (CRD). Possui serviços prestados a vários clubes, federações, agentes e jogadores, brasileiros e estrangeiros. Atuação constante em Tribunais de Justiça Desportiva e STJD do Futebol, bem como em demandas no âmbito internacional perante a FIFA e o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS-CAS).


Patrono:
Arthur Dallegrave

Foi presidente do Sport Club Internacional no biênio 1982-1983. Sócio colorado desde 1947, trabalhou como dirigente colorado por mais de 50 anos, sendo eleito conselheiro do Inter em 1950, com apenas 20 anos. Nos anos 1960, trabalhou nas categorias de base do Inter, integrou a Comissão de Construção do Estádio Beira-Rio e foi vice de futebol em 1966-1967. Em 1976, quando o clube conquistou o bicampeonato brasileiro, comandava o departamento de futebol. Recentemente, foi eleito primeiro vice-presidente do Inter na chapa de Fernando Carvalho, no final de 2001. Atualmente, era presidente da Comissão do Centenário. Era uma das figuras mais emblemáticas e queridas da história do Inter. Faleceu em 17 de novembro de 2008, com 78 anos. Em sua homenagem, a Copa RS recebeu o nome de Copa Arthur Dallegrave em 2009.