Celso Moredo Garcia

Home Membros Celso Moredo Garcia

Celso_Moredo
Cadeira nº 05
1º Suplente
Patrono:
João Lyra Filho


 

Nasceu em Uberlândia-MG em 09/11/1965. Formado em Relações Internacionais e Direito pela Universidade de Brasília-UnB. Laureado com bolsa de estudos na Alemanha em 1988 pelo Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão (DAAD). Atuou como advogado trabalhista (1991-1992). Assessor de Juiz Federal (1992-1994). É Juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região desde 1994, sendo atualmente titular da 11ª Vara do Trabalho de Goiânia-GO. Palestrante e autor de artigos sobre Direito Desportivo Trabalhista. 

Professor de Direito do Trabalho pela Associação dos Magistrados Trabalhistas da 18ª Região. Foi membro de Comissão Examinadora de concurso para magistratura trabalhista do TRT 18. Membro fundador do Grupo de Estudos em Direito Desportivo Trabalhista, coordenado pelo Ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos.


Patrono:
João Lyra Filho

Nasceu em 24 de abril de 1906, em João Pessoa-PB. Advogado e professor, em 1940 elegeu-se presidente do Botafogo. Em 1941 foi convidado pelo então presidente Getúlio Vargas para ser Presidente do recém-criado Conselho Nacional de Desportos – CND, com a missão de elaborar uma nova legislação para o esporte brasileiro. Após o Estado Novo atuou como conselheiro da FIFA e como chefe da delegação brasileira na Copa do Mundo de 1954. 

Sempre dedicado ao esporte, lançou vários livros especializados, dentre eles o consagrado “Introdução ao Direito Desportivo, publicado em 1952, primeira obra de uma trilogia que abrange ainda “Introdução à Psicologia Desportiva” e “Introdução à Sociologia Desportiva”. Fora do ambiente esportivo, assumiu cargos em diversas áreas, com destaque para os de Ministro do Tribunal de Contas do antigo Estado da Guanabara, do qual se aposentou em 24.04.1969 para assumir como Reitor da Universidade do Estado da Guanabara, onde também foi professor. Foi membro da Academia Carioca de Letras e da Academia de Letras do Estado da Paraíba. Faleceu em 29 de novembro de 1988, aos 82 anos, de insuficiência óssea, no Rio de Janeiro.