Carlos Eugênio Lopes

Home Membros Carlos Eugênio Lopes


Cadeira nº 15
Patrono:
Horácio da Silva Pinto


Nascido na cidade do Rio de Janeiro (RJ), graduou-se como bacharel em Direito, no ano de 1965, pela Universidade do Estado da Guanabara-UEG, atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Dedicou-se ininterruptamente ao exercício profissional da advocacia, na cidade do Rio de Janeiro. A partir de 1969, passou também a se dedicar ao Direito Desportivo, dando assistência a vários clubes e entidades, atuando ainda na Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e na Confederação Brasileira de Futebol, onde exerceu o cargo de Diretor de Registro de Transferência, no período de 1986 a 1989.

Indicado no ano de 1978, como Personalidade do Futebol Brasileiro pela Enciclopédia do Futebol Brasileiro. Agraciado com os títulos de Benemérito do Fluminense Football Club, de Sócio Honorário da Federação Gaúcha de Futebol, de Benemérito da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, de Benemérito da Federação Pernambucana de Futebol e de Benemérito da Confederação Brasileira de Futebol-CBF. Detentor da Medalha Tiradentes, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Detentor da Comenda do Mérito Judiciário concedida pelo Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro. Integrou o Grupo de Trabalho Interministerial para elaboração de projeto de políticas públicas de competência do Governo Federal, visando à candidatura do Brasil como sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Atuou como membro da Comissão Especial do Ministério do Esporte para revisão e reforma do Código Brasileiro de Justiça Desportiva – CBJD.

É Membro Nato do Conselho Deliberativo do Fluminense Football Club, ex-Membro do Tribunal de Revisão da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, ex-Auditor do TJD da Federação de Natação do Rio de Janeiro, ex-Membro da Mesa Diretora do Conselho Deliberativo do Fluminense Football Club, ex-Diretor Jurídico do Fluminense Football Club, ex-Representante do Fluminense Football Club na Confederação Brasileira de Futebol-CBF e na Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, nos anos de 1984 e 1985. Agraciado pela Câmara de Vereadores de Petrópolis com o Título de Cidadão Petropolitano.

Presentemente, exerce as seguintes funções na área jurídica desportiva: Membro do Comitê Legal da FIFA; Diretor Jurídico da Confederação Brasileira de Futebol desde 1989; Membro da Comissão de Estudos Jurídico–Desportivos do Ministério do Esporte. Recomendado como advogado especializado na área de Sport Law, pela Chamber and Partners, de Londres, nos anos de 2013/2014.


Patrono:
Horáricio da Silva Pinto

nasceu em 12 de abril de 1926, em Santo Antonio de Pádua/RJ. Bacharel em Direito, formado pela Faculdade de Direito de Niterói, no quadro de Advogados do Estado do Rio de Janeiro em 4 de junho de 1952. Assumiu o cargo de Presidente da CAARJ da OAB-RJ no período de 1974 a 1976. No âmbito desportivo, exerceu as funções de Assessor Jurídico da Confederação Brasileira de Futebol no período de 1º-3-1984 a 6-10-2000.

Integrou por longos anos inúmeros Tribunais de Justiça Desportiva, de várias modalidades desportivas, como Procurador. Em razão da sua reconhecida capacidade na área do Direito Desportivo, participou, como conferencista e palestrante de diversos Seminários e Simpósios. Prestou consultoria de Direito Desportivo a entidades desportivas, clubes, atletas e dirigentes.